terça-feira, 18 de junho de 2013

Divulgação dos resultados dos impactos socioambientais da produção de agrocombustíveis (Cana de Açúcar e Soja)

O Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, com o objetivo de democratizar as informações sobre as questões socioambientais, vem por meio deste, convidar as organizações da sociedade civil (entidades populares, sindicais, ambientalistas, indigenistas, eclesiais e de pesquisa científica), instâncias governamentais (secretarias de agricultura, meio ambiente e educação, INCRA), conselhos estaduais e municipais, professores e estudantes para participar de três seminários de divulgação da pesquisa sobre a monocultura da soja e da cana-de-açúcar em Mato Grosso.

Os altos preços do petróleo e a crescente preocupação com as mudanças climáticas vêm provocando a busca por combustíveis renováveis. No caso dos motores automotivos, prevalece no Brasil a opção pelo do etanol produzido a partir da cana-de-açúcar e do biodiesel, onde o óleo de soja é a principal matéria-prima utilizada.

Ao longo de 2011 e 2013, o FORMAD, com o Apoio da Oxfam Novib da Holanda, desenvolveu o projeto “AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA PRODUÇÃO DOS AGROCOMBUSTÍVES EM MATO GROSSO (CANA-DE-AÇÚCAR E SOJA)”. O objetivo central do projeto é avaliar o contexto do modelo de produção agrícola de Mato Grosso, baseado na agricultura de monocultivo intensivo, com desmatamento sem fronteiras e ilegais, sementes geneticamente modificadas (transgênicos) e o uso indiscriminado de agrotóxicos e adubos químicos.

Os dois eixos centrais de atuação do projeto são:
  1. Avaliar os impactos socioambientais gerados na produção dos agrocombustíveis a partir da realização de pesquisas de campo nos municípios de Barra do Bugres (Cana-de-Açúcar) e Lucas do Rio Verde (Soja);
  2. Fortalecer a sociedade civil através de capacitação, por meio de encontros regionais, visando a organização para o enfrentamento dos impactos sofridos, além da apresentação de propostas alternativas em contraponto a este modelo produtivo e impactante.

Depois de concluídos os estudos de campo e as oficinas de validação das informações coletadas foram definidos os principais problemas decorrentes da produção de soja e cana-de-açúcar nas respectivas regiões.

Chegou a hora de apresentar e divulgar os resultados da pesquisa em forma de livro, caderno e documentário audiovisual:
  1. Quem é beneficiado com este modelo de produção e quem é prejudicado?
  2. Que impactos tem causado para a agricultura familiar camponesa, os povos tradicionais indígenas e quilombolas?
  3. Que consequências traz em relação ao custo de vida, à segurança alimentar e à saúde da população rural e urbana?
  4. Como isso afeta o meio ambiente: a vida na terra e das águas, os rios, poços e mananciais, a atmosfera e a biodiversidade?
  5. Avaliar as estratégias governamentais em suas matrizes energéticas:
  6. Os agrocombustíveis são solução energética?
  7. Quais são as estratégias governamentais em relação à produção e consumo de energia?
  8. Debater políticas públicas de controle social e estratégias de enfrentamento dos impactos socioambientais impingidos por este modelo de produção:
  9. Que medidas imediatas precisam ser tomadas?
  10. Como garantir um monitoramento dos reais impactos negativos provocados por este modelo de produção?
  11. Reinventar o modelo de produção que respeite e integre o ser humano ao ambiente e à biodiversidade:
  12. Que matrizes energéticas contrapor a este modelo de grandes monoculturas?
  13. Como fortalecer a agricultura familiar camponesa agroecológica e as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas em seus projetos de bem viver?
Programação dos seminários:

19 e 20 de junho de 2013 em Barra do Bugres - MT
Local: Paróquia Santa Cruz.
Início dia 19/06, às 8h e término dia 20/06 com o almoço.
Programação:
Dia 19/06: Apresentação dos dados do estudo de caso: Sérgio Schlesinger; Políticas públicas de compensação e de garantia dos direitos das pessoas e comunidades impactadas;
Dia 20/06: Estratégias de fortalecimento da agricultura familiar camponesa, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, e pescadores.

24 e 25 de junho de 2013 em Sinop - MT
Local: Auditório da Unemat. Início dia 24, às 8h e 30min e término dia 25, às 17h.
Programação:
Dia 24/06, pela manhã, apresentação dos dados da pesquisa realizada pelo Formad sobre “Avaliação dos impactos socioambientais da produção dos agrocombustíveis (soja)” no município de Lucas de Rio Verde e entorno; pela tarde, debate de temas regionais e elaboração de um documento com os principais aspectos e problemas apontados pela pesquisa, a ser em seguida entregue em mãos aos órgãos públicos presentes.
Dia 25/06, espaços de diálogo (mesas) com os órgãos públicos: MDA/Incra, MMA/Ibama, Embrapa, Sema, Consea, Conab e representações locais; respostas e encaminhamentos aos problemas apresentados no documento.

27 e 28 de junho de 2013 em Cuiabá - MT
Local: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva – ISC. Início dia 27, às 8h e 30min e término dia 28 com o almoço.
Programação:
Dia 27: Apresentação dos dados do estudo de caso, seguido de debate: Sérgio Schlesinger; Os agrocombustíveis e as estratégias governamentais de produção e consumo de energia – Prof. Dorival Gonçalves Júnior - UFMT
Dia 28: Conclusão do projeto – desdobramentos e plano do Formad.

Inscrições podem ser realizadas pelo site do Formad http://www.formad.org.br ou entre em contato com a Secretaria Executiva do FORMAD - E-mail: secretaria.formad@gmail.com ou pelo telefone (65) 3359-7640 - (65) 3359-7641

Fonte - Formad



Nenhum comentário:

Postar um comentário